Delegação da União Europeia em Angola

Team Europe entrega as primeiras vacinas da Covax em Angola

02/03/2021 - 15:26
News stories

Um estoque de 624.000 vacinas da AstraZeneca chegaram hoje ao Aeroporto Internacional de Luanda. As vacinas fazem parte das 2,1 milhões de doses que a COVAX espera entregar a Angola até ao fim de Maio.

COVAX Angola - Team Europe

A União Europeia e os seus Estados Membros, conhecidos por Team Europe (Equipa Europa) é um dos principais contribuintes da COVAX, com mais de €2,2 mil milhões. 

A Team Europe (Equipa Europa), esteve representada na cerimonia de receção das vacinas, presenciada no Aeroporto Internacional de Luanda pela Encarregada de Negócios da Delegação da União Europeia, Joana Mizarela, que acompanhou a Ministra da Saúde e a Governadora de Luanda. Também havia representantes da OMS, UNICEF, CDC e da Embaixadora da Índia.

A vacinação global é uma etapa decisiva para a erradicação da pandemia de Covid-19. A UE e seus Estados Membros apoiam o grande esforço que o Governo de Angola está a levar a cabo para controlar e mitigar o impacto da covid-19 em Angola, com resultados bastante satisfatórios. Nesse sentido a UE deu um apoio orçamental de 20 milhões de euros para apoiar os esforços de Angola no combate à pandemia, incluindo doação de materiais de biossegurança.

COVAX é o pilar das vacinas do Acelerador de Acesso às Ferramentas Covid-19 (ACT), uma colaboração global para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo aos testes, tratamentos e vacinas Covid-19.  A iniciativa global COVAX visa comprar 2 mil milhões de doses até o final de 2021, incluindo pelo menos 1,3 mil milhões de doses para países de baixa e médio rendimento, como Angola.

 

 

Languages:
Secções editoriais: