Delegation of the European Union to Angola

Académicos apresentam meios de promoção da resiliência e segurança alimentar na Huíla

Luanda, 22/10/2020 - 16:06, UNIQUE ID: 201022_14
Press releases

O Camões, I.P. em parceira com o Governo Provincial da Huíla no âmbito do Projecto FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola financiado pela União Europeia promoveu o 1º Fórum de Estratégias de Resiliência no Sul de Angola: O Caso da Província da Huíla no passado dia 16 de Outubro, assinalando desta forma o dia Mundial da Alimentação.

Reconhecendo que as instituições académicas assumem um papel crucial na colaboração e identificação de políticas eficientes que consigam atenuar os impactos resultantes das alterações climáticas sobre os sistemas produtivos e sociais, o evento reuniu representantes de entidades governamentais, académicos e investigadores independentes.

O Fórum promoveu a reflexão e a partilha de boas práticas entre a sociedade civil e a comunidade científica da província da Huíla em áreas centrais para a promoção da resiliência das populações e seus meios de vida. Patrícia Carvalho, Coordenadora-Geral Interina do projecto FRESAN sublinhou que este será “o primeiro de muitos encontros entre instituições comprometidas com a segurança alimentar das comunidades rurais e mais vulneráveis da província da Huíla”.

O evento iniciou-se com a apresentação da Cartilha sobre Construção de Cisternas Calçadão que visam atenuar os efeitos da seca e falta de água junto das famílias. Foram ainda apresentadas boas práticas de gestão de água e o papel da academia na criação de estratégias e mecanismos para fazer face aos desafios de criação de resiliência para as comunidades rurais da referida província.

O FRESAN é um projecto financiado pela União Europeia gerido parcialmente pelo Camões, IP. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.

 

Para mais informações por favor contactar: Ricardo Martins - Técnico de Comunicação, Camões, I.P. – Projeto FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, ricardomartins.fresan@gmail.com, (+224) 922 604 210.

Редакторські розділи: