Delegação da União Europeia em Angola

As nossas prioridades em Angola

20/05/2021 - 11:52
Regional overview

A União Europeia apoia o crescimento económico e o desenvolvimento social em Angola em sectores de interesse comum. A nossa parceria iniciou há trinta anos.

Agricultura e nutrição na província da Huíla
Agricultura e nutrição na província da Huíla

A União Europeia é representada em Angola pela Delegação em Luanda desde 1986. Em 2012, a UE em Angola assinou o Caminho Conjunto para aprofundar esta cooperação.

Implementamos o nosso programa de cooperação através de dois meios principais: a parceria bilateral com o Governo de Angola e o apoio às organizações da sociedade civil. A sustentabilidade (política, social, económica e ambiental) constitui o nosso selo de qualidade. Em todas as iniciativas que apoiamos, promovemos particularmente a igualdade de género, o apoio à juventude, a protecção do meio ambiente e as soluções digitais.

  • Cooperação bilateral

A cooperação bilateral da UE com Angola é baseada no quadro de prioridades conjuntas na área social, económica e política:

LUTA CONTRA A POBREZA – Estamos ao lado dos grupos mais vulneráveis através da promoção do sistema de protecção social e do reforço da segurança alimentar e da nutrição em meio rural, com enfoque nas mulheres e nas crianças menores de cinco anos que são as mais afectadas pela pobreza. 

FORMAÇÃO E EMPREGOSPara construir um futuro viável para os/as jovens Angolanos/as, apoiamos acções que fomentam a qualificação dos recursos humanos para atenderem às necessidades do mercado do trabalho nacional. Por outro lado, financiamos programas destinados a melhorar o clima de negócios e de investimento em Angola e que propiciam a diversificação e a integração económica regional.

BOA GOVERNAÇÃO – Para fomentar a estabilidade de longo prazo em Angola, promovemos a boa governação e o estado de direito, incluindo as medidas de combate à corrupção. Oferecemos formações para reforçar as capacidades institucionais em prol da melhor gestão dos recursos financeiros. Dialogamos igualmente com o Governo acerca do respeito dos direitos humanos.

Angola também beneficia de financiamentos Europeus alocados ao grupo constituído pelos países africanos de língua portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL).

Facilidade de Diálogo UE-Angola

  • Apoio às organizações da sociedade civil

Financiamos projectos da sociedade civil através de subvenções para implementar acções em várias áreas temáticas: educação, saúde, justiça, agricultura, cidadania...

Como apresentar uma candidatura à uma subvenção

Mais informações :

Parceria União Europeia-Angola (EN)

EU Aid Explorer: Ver todos os nossos programas de cooperação (EN)

Languages:
Secções editoriais: