Delegação da União Europeia em Angola

Sobre a Delegação em Angola

A UE está representada em Angola pela sua delegação em Luanda (desde 1986).

O mandato da delegação inclui:

  • representação diplomática da UE em Angola, através de contactos alargados regulares com as instituições governamentais, a fim de promover e defender os valores e os interesses da UE
  • a gestão e promoção das relações bilaterais entre a UE e Angola (relações políticas, económicas, comerciais e de ajuda, tanto financeira como técnica)
  • a facilitação da aplicação e desenvolvimento de acordos de cooperação bilaterais
  • o acompanhamento das políticas da UE em todos os setores
  • a coordenação com as embaixadas dos países da UE em Angola, em particular em domínios em que a Comissão tem competências (principalmente ajuda e comércio)
  • a informação da sede da UE em Bruxelas sobre os acontecimentos locais importantes (políticos, económicos, etc.)
  • a gestão da aplicação da política de desenvolvimento da UEem Angola, com base no FED e rubricas orçamentais específicas; a programação da ajuda e a gestão de projetos

A Delegação desenvolve as suas atividades em estreita coordenação com os países da UE com representações diplomáticas em Angola (atualmente 11: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia e Reino Unido).

Assumi funções como chefe da delegação da União Europeia em Angola em Novembro de 2016, após a assinatura do Caminho Conjunto pela UE e a República de Angola em 2012, uma parceria estratégica que a UE só tem com dois outros países da África Subsariana. Ao continuar a desenvolver a sua parceria com Angola ao abrigo do Caminho Comum e do Acordo de Cotonu, abrangendo as relações políticas, económicas e comerciais e a cooperação para o desenvolvimento, a União Europeia espera dar um contributo importante para a consolidação da evolução pacífica de Angola para a democracia, bem como para um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Além disso, a União Europeia e os seus 28 Estados-Membros são o segundo maior parceiro comercial de Angola, bem como o maior investidor e doador neste país. As nossas relações são políticas, na medida em que abrangem a segurança e a cooperação económica e para o desenvolvimento. Estou fortemente empenhado em aprofundar os laços entre a União Europeia e Angola em todas as áreas de interesse comum.

Tomas Ulicny, Chefe da delegação da União Europeia em Angola

Para contactar qualquer uma das secções da delegação, utilize o seguinte endereço eletrónico:
 
Chefe de delegação
Tomáš Uličný
 
Assistente do Chefe de Delegação
 
Chefe da secção Políticas, Informação e Comunicação
 
 
Chefe da secção de Cooperação
 
Chefe da secção de Cooperação Adjunta
 
 
Chefe da secção Finanças, Contratos e Auditoria
 
Chefe da secção Administração

Carlos Oliveira Reis: Carlos-Alberto.Oliveira-Reis@eeas.europa.eu

 

Informação de contactos adicionais:

 

Os Pontos focais de Direitos Humanos são:

Secção Política: Ms Joana Fisher

Joana.FISHER@eeas.europa.eu

Secção de Cooperação: Ms Anna Chudolinska

Anna.CHUDOLINSKA@eeas.europa.eu

Secções editoriais:
Languages: