Medidas socioeducativas de prevenção criminal oferecem novo futuro
Com 15 anos, Ilunga Muanta (nome fictício) esteve envolvido numa briga com um amigo da mesma idade. Atacado com arma pelo amigo, Ilunga pegou numa faca de cozinha para defender-se, e mais rápido que o seu agressor, cometeu um homicídio. Depois dos factos, o jovem foi orientado para viver com a avó materna para afastá-lo do bairro onde residia e onde o irmão dele mais novo era constantemente ameaçado pelo irmão da vítima.
Entrou então no projecto "Um Novo Começo" sobre as medidas Socioeducativas de Prevenção Criminal como a Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida. "Quando cheguei aqui no Dom Bosco, através do projecto "Um Novo Começo", gostei muito dos educadores e das conversas que tiveram comigo que é para deixar de fumar, beber e andar com más companhias, posso até ter amigos que fumam, mas não me encosto muito a eles e deixei de meter-me em confusão, por gostar muito daqui trouxe também um amigo que fez cursos comigo", diz Ilunga, que tem agora 16 anos.
No centro de cursos profissionais Dom Bosco das Mabubas em Luanda, Ilunga fez o curso técnico de frio e participou da oficina de pintura e desenho. Segundo a educadora Maria Correia, "apesar de ter uma família pobre materialmente, é uma família bastante unida e amorosa, desde o início do caso até ao momento estiveram sempre ao lado do menino". Acrescenta que o Ilunga, inicialmente tímido, "teve um bom aproveitamento e interagia muito bem com todos os educadores, professores e colegas, partilha as suas preocupações como, por exemplo (...), já terminou o tempo de duração da medida aplicada pelo Julgado de Menores, mas o menino quer continuar connosco aqui a fazer outros cursos."
Ilunga Muanta beneficiou do projecto "Um Novo Começo" implementado pelos Salesianos de Dom Bosco com subvenção da União Europeia.