Delegação da União Europeia em Angola

Jornada de informação sobre os programas de intercâmbio universitário da União Europeia

Luanda, 11/03/2019 - 11:24, UNIQUE ID: 190311_13
Press releases

O encontro reunirá representantes de instituições de ensino superior e estudantes para apresentar as oportunidades oferecidas por dois programas de mobilidade académica financiados pela União Europeia (UE). É organizado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão da UE, em colaboração com a Delegação da UE em Angola, o Governo de Angola, a Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Comissão da União Africana. A Jornada de informação terá lugar no dia 12 de Março na Faculdade de Direito da UAN, em Luanda.

O objetivo do evento é informar os representantes das instituições de ensino superior e os seus alunos sobre as oportunidades de financiamento de dois programas universitários financiados pela União Europeia e acessíveis aos candidatos angolanos. A Jornada constituirá igualmente uma oportunidade de diálogo entre as partes interessadas.

O Programa de Mobilidade Académica Intra-África visa criar uma rede de ensino dentro do continente africano. Concede bolsas aos estudantes, pessoal académico e administrativo para a realização de mestrados, doutoramentos, investigações ou ensino noutros países africanos.

O outro programa apresentado, Erasmus +, tem como enfoque os intercâmbios entre as universidades da União Europeia e de países parceiros. O programa Erasmus + apoia os estudos dos alunos, do pessoal académico e administrativo na Europa. Por outro lado, oferece oportunidades de financiamento às instituições de ensino superior para cooperarem com universidades europeias, especificamente no reforço de capacidades.

O reforço do ensino superior constitui uma das prioridades de cooperação da União Europeia que apoia a mobilidade universitária para desenvolver o potencial profissional, social e intercultural das pessoas e aumentar a sua empregabilidade. Nesta perspectiva, um programa de apoio ao ensino superior será lançado este ano em Angola com financiamento da União Europeia num montante de 13 milhões de Euros.

Contexto

Durante a mesma semana acontece em Luanda uma série de eventos de reforço da parceria entre a União Europeia e Angola: a reunião ministerial do Caminho Conjunto (11 de Março), a apresentação do Plano de Investimento Externo e a apresentação dos programas de intercâmbio universitário financiados pela UE (12 de Março).

 

Secções editoriais: