Delegação da União Europeia em Angola

A União Europeia apresenta o seu Plano de Investimento Externo em Angola

Luanda, 11/03/2019 - 11:17, UNIQUE ID: 190311_12
Press releases

O Plano de Investimento Externo da União Europeia será apresentado aos operadores angolanos do sector privado e público. A sessão de abertura do evento acontecerá em Luanda no Hotel Trópico, no dia 12 de Março às 9h00, sob o presídio do Ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, e do Embaixador da União Europeia (UE) em Angola, Tomáš Uličný.

O ambicioso Plano de Investimento Externo da União Europeia encoraja o investimento nos países parceiros em África e na vizinhança da UE, de acordo com as necessidades específicas destes países. O objectivo deste seminário é informar os setores público e privado angolanos das oportunidades criadas pela adopção do Plano de Investimento Externo (2017) e pela aprovação dos seus primeiros instrumentos de garantia (2018). A iniciativa visa igualmente promover sinergias entre estes actores.

A União Europeia e os seus Estados Membros, maiores doadores pelo mundo, pretendem diversificar as fontes e instrumentos tradicionais de cooperação para o desenvolvimento com novos modelos financeiros. O Plano de Investimento Externo promove o crescimento inclusivo, a criação de emprego e o desenvolvimento sustentável. Com uma contribuição de 4.1 mil milhões de Euros pela Comissão Europeia, estima-se que o plano permitirá mobilizar mais de 44 mil milhões de Euros de investimentos até 2020.

Contexto

Durante a mesma semana acontece em Luanda uma série de eventos de reforço da parceria entre a União Europeia e Angola: a IVº reunião ministerial do Caminho Conjunto (11 de Março), a apresentação do Plano de Investimento Externo e a apresentação dos programas de intercâmbio universitário financiados pela UE (12 de Março).

Secções editoriais: