Delegation of the European Union to Angola

União Europeia e EcoAngola organizam concurso e exposição de arte para promover educação ambiental

Luanda, 29/07/2021 - 16:26, UNIQUE ID: 210729_7
Press releases

A Delegação da União Europeia em Angola e a EcoAngola, organização da sociedade civil para educação e conservação ambiental, organizam um concurso e exposição de arte chamada “PLASTICAMENTE ARTE”, para promover a educação ambiental, particularmente a utilização responsável dos plásticos descartáveis. O evento de premiação e abertura da exposição decorrerá no dia 31 de Julho na Fundação Arte e Cultura a partir das 11 horas. O evento de premiação é limitado por convite, devido as medidas de biossegurança. A exposição tem entrada livre e estará aberta ao público a partir do dia 1 de Agosto até ao dia 15 de Agosto de 2021. Este evento é parte das actividades da campanha “Angola sem Plástico”, um projecto de sensibilização sobre o consumo responsável de plásticos descartáveis com foco nos sacos de plástico.

A abertura de candidaturas para o concurso iniciou aos 16 de Junho de 2021 e teve a duração de 1 mês. Foram submetidas 30 candidaturas completas e passaram para a fase de premiação 22 obras. A mesa de júri para a premiação será composta pelos artistas Paulo Amaral e Inês Melina, por um representante da Delegação da União Europeia e por um representante da EcoAngola. Ao mesmo tempo, serão colhidos votos da exposição digital que decorre entre 26 à 29 de Julho.

O projecto Angola sem Plástico tem como objectivos específicos criar um diálogo entre as partes envolvidas no comércio e consumo de plásticos descartáveis (autoridades, sector privado, organizações não governamentais e o sector académico) e partilhar boas práticas de consumo responsável e consciente, incluindo uma programação variada, entre acções de sensibilização directa e actividades culturais (cinema, teatro, desenho) de consciencialização ambiental.

O projecto piloto está orçado em 19.000 EUR, financiado pela União Europeia, iniciou em Janeiro e decorrerá até Setembro de 2021, com foco principal na população jovem da capital. Este projecto é uma iniciativa importante da União Europeia de apoio à protecção ambiental, para uma maior sensibilização da sociedade civil, do sector privado e autoridades governamentais quanto aos impactos que o plástico sem tratamento apropriado tem na biodiversidade e na saúde pública, bem como para a promoção de alternativas ao plástico descartável.

Exposição virtual

Programa e contactos

Editorial Sections:

Author