Delegation of the European Union to Algeria

Café Europa com a Sociedade Civil destaca engajamento contínuo por uma transição verde em Moçambique

08/05/2021 - 12:48
News stories

Organizado no contexto do Dia da Europa, "Café Europa" traz à debate as acções levadas a cabo pela UE, Estados Membros e sociedade civil em prol do meio ambiente e mitigação dos impactos das mudanças climáticas em Moçambique.

 

Este é o segundo ano em que celebramos o Dia da Europa em tempos de pandemia. Isso não impediu a nossa Delegação de acolher um conjunto de actividades agendadas.

É o caso do Café Europa que teve lugar em Maputo e que trouxe à mesma mesa de debate a União Europeia, os Estados Membros, organizações da sociedade civil e activistas de renome, todos empenhados em acções em prol do meio ambiente e mitigação dos impactos das mudanças climáticas em Moçambique.

O debate centrou-se nas prioridades para a construção da resiliência climática e promoção de um desenvolvimento urbano inteligente; as formas de incorporar a adaptação e a mitigação nas políticas locais e nacionais; e o papel que as organizações da sociedade civil desempenham nesse processo.

Em nome da Delegação da União Europeia em Moçambique, participou a Chefe de Cooperação Isabel Faria de Almeida que reiterou o espaço prioritário que a União Europeia atribui às questões verdes. Ela fez referência ao Pacto Ecológico Europeu e a meta de atingir a neutralidade climática, ou seja, a carbónica sobre o clima, em 2050, e como essa meta guia o apoio da União Europeia à transição verde em Moçambique.

Os Estados Membros participantes, dentre eles Alemanha, Portugal, Suécia e Itália, destacaram os projectos apoiados e em implementação para assegurar um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Editorial Sections:

Author