Sociedade da Informação/Tecnologias da Informação e Comunicação

O Diálogo UE-Brasil na área da Sociedade da Informação - abrangendo aspectos de pesquisa & desenvolvimento, política e regulamentação no setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) - foi reforçado como um passo concreto para a execução de uma Parceria Estratégica.

O IV Diálogo entre União Europeia e Brasil na área de Sociedade da Informação foi realizado em Brasília no dia 08 de novembro de 2011. Este diálogo foi precedido por uma série de reuniões e workshops técnicos realizados no dia anterior. Houve consenso de que este foi um diálogo muito bem sucedido, realizado dentro de um espírito aberto e construtivo. 

O grande destaque deste diálogo foi o acordo para uma chamada conjunta de pesquisa em áreas prioritárias comuns de TICs com financiamento de 10 M€ conjuntamente (http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/11/1316). Esta nova chamada baseia-se no edital bem-sucedido que foi lançado em Setembro de 2010 com o mesmo nível de financiamento conjunto.

A Comissão Européia e as autoridades brasileiras também compartilharam a sua experiência e o conhecimento de política e aspectos regulatórios no domínio das TICs, tais como desenvolvimento da banda larga, governança e segurança da Internet, computação em nuvem e radiodifusão e conteúdos digitais.

Em conclusão, este diálogo se encaixa bem no contexto da Parceria Estratégica UE-Brasil, lançada em 2007 e pode ser considerado como um marco para as relações com o Brasil em outros campos, com base no interesse comum.  

A importância da cooperação com o Brasil neste campo decorre dos seguintes fatores:

  • A crescente importância da Ciência e Tecnologia em geral, e a Sociedade da Informação/TIC em particular, no contexto da parceria estratégica da UE com o Brasil;
  • A globalização crescente da economia, e do setor de TICs em particular, assim como o papel de liderança que o Brasil exerce na América Latina e sua crescente importância no cenário mundial em questões estratégicas para a UE, como a Governança da Internet ou Rede e Segurança da Informação;
  • Os investimentos significativos da indústria européia nos setores das Telecomunicações e TICs no país após o período de privatização do setor nos finais da década de 90.

A próxima sessão do Diálogo entre a União Européia e o Brasil na área da Sociedade da Informação será realizada no segundo semestre de 2012 em Bruxelas.