Declaração da Porta-voz da Alta Representante da União Europeia sobre a iniciativa de nomear equipas para preparar as negociações de paz. (19/05/2016)

Bruxelas, 19 de Maio de 2016

Declaração da Porta-voz da Alta Representante da União Europeia sobre a iniciativa tomada pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, de nomear equipas para preparar as negociações de paz.

"Os passos dados pelo Presidente de Moçambique Filipe Nyusi, bem como pelo líder da Renamo Afonso Dhlakama no sentido de reiniciar o diálogo de paz é um desenvolvimento crítico. É agora essencial que ambas as partes iniciem conversações preparatórias com a máxima brevidade. Um ambiente propício para negociações de paz requer o restabelecimento da confiança entre todas as partes interessadas.

Este é o momento de ambos os lados trabalharem de forma resoluta com vista a uma solução política e abandonarem todos os meios militares. Um diálogo de paz efectivo continua a ser a única via para uma reconciliação nacional duradoura, uma condição prévia para o povo moçambicano desfrutar de paz, estabilidade e prosperidade.

A União Europeia continuará a apoiar o desenvolvimento político, económico e social de Moçambique ".