Cerimónia pública da formalização do Cluster EUNIC-Moçambique (13/12/2010)

A Delegação da União Europeia teve o prazer de acolher uma cerimónia pública da formalização do Cluster EUNIC-Moçambique, constituído neste país pelo British Council, Instituto Camões e Instituto Cultural Moçambique-Alemanha-ICMA.

Recorda-se que a EUNIC (European Union National Institutes for Culture) é uma rede internacional de institutos culturais da União Europeia, fundada em 2006, e constituída por 30 membros de 26 países. Entre outros objectivos, a EUNIC apresenta-se como um cluster para a implementação de projetos comuns nos países onde opera.

Em reunião efectuada recentemente pelos 3 membros da EUNIC em Moçambique foi seleccionado um projeto comum para execução em 2011, traduzido na realização de uma residência de teatro educativo infanto-juvenil em Maputo, orientada por um grupo europeu de teatro para atores moçambicanos.

O objetivo, na primeira fase do projeto, é capacitar grupos moçambicanos para a produção de espetáculos junto de escolas do nível primário (da 1ª à 7ª classe), a nível nacional, num contributo para o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem de conteúdos educativos, designadamente nas áreas do ambiente, cidadania, saúde, ciências da natureza, matemática, entre outras.

Numa segunda fase, possivelmente ainda em 2011 ou 2012, os atores moçambicanos, entretanto capacitados, deslocar-se-ão a outras Províncias de Moçambique para, localmente, e com o apoio logístico de parceiros locais, designadamente da rede de Centros de Língua do Instituto Camões e estruturas da Universidade Pedagógica, orientarem eles próprios este tipo de formação junto de atores locais. Nesta fase será previsível o envolvimento e o apoio de outros países da União Europeia a este projeto de âmbito nacional.