Erasmus+: mais oportunidades de intercâmbio estudantil e parcerias entre a UE e a América Latina/estudantes do Brasil já se beneficiam (12/02/2014)

Brasília, 11 de fevereiro de 2014

 

Os estudantes e docentes da América Latina terão mais oportunidades de estudo ou capacitação em universidades europeias graças ao maior apoio do Erasmus+, o novo programa europeu de financiamento, que visa a educação, o treinamento, os esportes e a juventude. Essa é a mensagem do Comissário Europeu de Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, por ocasião do 9º Congresso Internacional de Educação Superior, que está sendo realizado em Cuba, esta semana, sob o tema: "Por uma Universidade Socialmente Responsável”. 

O Comissário Vassiliou acredita que “Erasmus+prova o compromisso da Europa com o fortalecimento da cooperação acadêmica com a América Latina, alicerçado nos elos já existentes entre nossas instituições de educação superior. Além de prover mais bolsas individuais a estudantes da América Latina que desejam estudar na UE, também aumentaremos nosso apoio para ampliar o alcance internacional das universidades em ambos os lados do Atlântico e investiremos em capacitação." 

Desde 2004, mais de 8.000 estudantes e docentes da América Latina receberam bolsas para estudar ou treinar em universidades europeias, no âmbito do programa Erasmus Mundus, que agora está integrado ao Erasmus+. O país com maior envolvimento no Erasmus+ na América Latina é o Brasil, com 48 universidades parceiras e 763 estudantes brasileiros selecionados para bolsas em programas de mestrado e doutorado na última década, o que representa um quarto de todos os estudantes latino-americanos agraciados. 

Erasmus+ estará no estande 23 da Feira EDUEXPO, a ser realizada em São Paulo, nos dias 15 e 16 de março. Estudantes brasileiros que receberam bolsas de estudo estarão no estande para compartilhar informações sobre suas experiências, e as oportunidades e desafios do Erasmus+, com estudantes interessados. Não falte!! 

Erasmus+ (in English)

http://ec.europa.eu/education/opportunities/index_en.htm 

Erasmus+ website

http://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/index_pt.htm 

Follow Erasmus+ on Facebook

https://www.facebook.com/EUErasmusPlusProgramme

 

Para informações adicionais, entrar em contato com:

 

Delegação da União Europeia no Brasil

Humberto NETTO, Assessor de imprensa
+55 (61) 2104.3119, Humberto.netto@eeas.europa.eu